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Leandro Monteiro. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

É TEMPO DE FIDELIZAR




Não é mais novidade para ninguém que os feriados excessivos, as festas de natal e ano novo, e as férias escolares impulsionam significativamente o setor do varejo. Com a proximidade do fim de 2012 e a abertura do acesso às alternativas de crédito, a expectativa é que os consumidores comprem ainda mais. Por isso, é importante que as empresas dediquem-se integralmente ao último trimestre do ano.
Esta época é uma ótima ocasião para conseguir fidelizar a sua clientela e, também, atrair um maior número de novos consumidores. Segundo o professor do Curso de Marketing e Vendas do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC), Fabiano Sakaue, para potencializar a oportunidade de mercado é preciso compromisso permanente com o seu negócio.
Confira abaixo 3 princípios básicos indicados pelo especialista para fidelizar o seu cliente:
1) Preze pela qualidade do produto/serviço oferecido
O marketing e a publicidade podem estimular a experimentação, mas eles não garantem a manutenção das vendas de um produto ou serviço considerado ruim. Por isso, satisfazer as necessidades reais do cliente é o primeiro passo para garantir a sobrevivência de qualquer negócio. Assim sendo, é importante que a empresa preze pela qualidade e a boa procedência daquilo que oferece. Selos de garantia e outros atestados do setor também são uma ótima referência na hora de escolher entre uma marca e outra.

2) Qualifique seu atendimento
O atendimento qualificado permite oferecer um maior respaldo para o cliente na hora da compra, por isso o seu bom desenvolvimento é tão discutido nos dias de hoje. Quem nunca foi a uma loja e sentiu que conhecia o produto melhor do que o seu próprio vendedor? Esse tipo de impressão traz insegurança e, muitas vezes, faz com que o consumidor desista de comprar com aquele determinado profissional. A saída então é treinar, padronizando a abordagem ao cliente e habilitando sua equipe para responder as perguntas mais difíceis.

3) Entenda a necessidade do cliente
De acordo com Sakaue, “um bom relacionamento nasce de um ótimo marketing pessoal”. Na hora da consulta à loja, é essencial que o vendedor seja solícito e, principalmente, mostre que entendeu a necessidade do seu cliente. Isso permitirá que ele seja direcionado para uma compra segura e eficaz, dando credibilidade à empresa e a sua equipe de atendimento. Finalmente, uma dica é lembrar que todo bom vendedor deve mostrar com segurança que tem o “CHA” na venda. Isto é, Conhecimento, Habilidade e Atitude.
Fonte: http://www.ibdec.net

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