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Leandro Monteiro. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

60% dos estudantes pretendem abrir um negócio no futuro





60% dos estudantes pretendem abrir um negócio no futuro, afirma a pesquisa“Empreendedorismo em Universidades Brasileiras”, da Edeavor. O estudo foi realizado com 46 instituições de ensino e 6.215 universitários brasileiros, que responderam perguntas referentes a sua exposição ao empreendedorismo, suas aspirações, confiança em suas capacidades e resultados que esperam ao abrir uma empresa. 

Os universitários que já são empreendedores representam 8,8% dos entrevistados. Mais de 80% de suas empresas, no entanto, ainda são consideradas microempresas, e 94,8% possuem até dez funcionários. Os homens pensam mais empreender do que as mulheres. 

Apesar da vontade, poucos dos entrevistados estão interessados em buscar capacitação antes de começar um negócio. Apenas 38,1% gastam tempo aprendendo a iniciar um novo negócio. “É uma característica do jovem se considerar autossuficiente”, afirma Amisha Miller, gerente de pesquisas e políticas públicas da Endeavor. “Além disso, em nossas conversas com empreendedores ou potenciais empreendedores, percebemos que ainda há a crença de que empreendedores são nascidos, não criados.” 

44% dos estudantes entrevistados fizeram algum curso de empreendedorismo e geralmente apresentam uma confiança maior do que aqueles que não o fizeram. A opinião dos pais também é parte importante para a construção dessa certeza. Para 60,2% dos universitários, a opinião dos pais é considerada “importante” ou “extremamente importante”. A parcela de pais que apoiam os projetos de seus filhos e têm uma opinião positiva ou muito positiva sobre seus empreendimentos é de 52,3%. “Sem dúvida, os pais começam a entender e aceitar o empreendedorismo como uma carreira”, afirma Amisha. “Hoje, o empreendedor é visto como aquele que calcula riscos e tem a coragem para tomá-los quase um super-herói.” 

As universidades e o empreendedorismo 
Apesar de haver um número alto de instituições de ensino que ofereçam algum curso de graduação sobre o tema empreendedorismo (76,1%), 69,6% são introdutórios e com conteúdo iniciante. Amisha afirma que isso se deve ao ineditismo do tema em terras brasileiras. Professores e universidades ainda têm muito a se aprofundar, e os alunos ainda estão dão os primeiros passos sobre o tema. 

Essas instituições também estão oferecendo cada vez mais atividades práticas. 89,1% recebem palestrantes convidados a falar sobre empreendedorismo e 43,5% promovem visitas e excursões focadas em empreendedorismo e pequenos negócios. “Empreendedorismo é prática e, por isso, é muito importante que potenciais empreendedores estudem, mas também tenham experiência no dia a dia empreendedor”, diz Amisha. 

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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